Siga a informação toda a informação relevante da sessão de investidura do Parlamento basco em que o socialista Patxi López deixará de ser’ regulamento’ e assume o lugar o peneuvista Iñigo Urkullu. Acaba a votação. Urkullu 27, Mintegi 21, o restante (PP, PSE e UPyD) abstenções. Amanhã, a segunda volta das 10: 00 horas.
Começa a votação. Anton Damborenea lê os nomes de todos os parlamentares, que se vão levantando e dizem o nome de teu candidato. PP e PSE se abstêm. Antonio Basagoiti, em basco: “Abstenzioa”. Metendo pela linguagem da esquerda abertzale, Joseba Egibar (PNV) pergunta para a esquerda abertzale: o
Como é que eles dizem que o confinado que tua disputa agora não serve? Egibar assume que isto “podes incomodar”, no entanto que há que conversar em termos políticos. Joseba Egibar (PNV) pegue a testemunha de Arzuaga; confirma que, pra ele, Arnaldo Otegi é um “bom político”, entretanto contaminado de linguagem belicista, visto que fala de “sorrir” pra “bater”.
A Mintegi diz que os políticos bascos terão que dizer do passado, e que há irresponsabilidades intransferíveis da esquerda abertzale. Centrifugação de responsabilidades. Arzuaga (EH Bildu) replica a Egibar, que os posiciona como herdeiros da estratégia violenta de ETA.
- Oferecer reforço individualizado as escolas e as famílias desfavorecidas
- 4º.- Das assembleias de obrigacionistas
- 17 – Denver Broncos
- 26 de dezembro: décimo quinto aniversário do terremoto e tsunami de 2004 em Sumatra-Andaman
As referências do EH Bildu, de acordo com Julen Arzuaga: “Olhamos pro modelo da Islândia, com muito interesse, pelo motivo de eles têm tratado com selvajaria ao poder financeiro”. E outros modelos respeitáveis fora da Europa, por causa de não são “eurocentristas”: pela américa do Sul há valores “muito primordiais que podem ser aplicadas em nossa terra”: o interesse pela terra e “o matriarcado”, como por exemplo.
Julen Arzuaga (EH Bildu) reconhece que as críticas unânimes a responsabilidade da esquerda abertzale com ETA, recordando o suporte político que os imputados pelos GAL receberam de alguns dirigentes do PSOE. Arzuaga: “Uma parte não poderá decirdir pelo todo”.
Comments are closed