O trinado é um ornamento musical que consiste numa rápida alternância entre duas notas adjacentes,normalmente estando a um meio-tom ou um tom de distância, que pode ser identificado pelo contexto do trino. Em outros idiomas, são usados termos como trill em inglês, trilho em italiano, trille em francês e triller em alemão. Este ornamento musical é representado nas partituras e partichelas de um a outro lado das letras tr, quer dizer, apenas com t, situadas acima da nota que é considerado principal por esse trino.
Em ocasiões tais letras tr foram seguidas de uma linha ondulada, e até se chegou a simbolizar diretamente a partir da linha ondulada sem as letras, especialmente pela música do Barroco e do romântico. A extensão da linha ondulada normalmente denota a quantidade de tempo que você deve preservar o trino. Não obstante, ambos os sinais, as letras tr e a linha ondulada, são necessários para elucidar o significado do trino quando este aplica-se a mais de uma nota ou notas ligadas.
Além disso, não haverá local a perguntas, se utilizados ambos os sinais quando o trino está associada a uma única cabeça de nota numa parcela, que se corresponde com figuras de valores mais curtos em outra cota. O sinal trino poderá afetar a duas notas simultaneamente. Nesse caso, os trinados casal de terceiras e sextas ou de oitavas são executados em paralelo.
Quando em um único pentagrama há duas vozes ou partes e é necessário apontar um trino pela voz inferior, o sinal trino é inserido abaixo da nota. No caso de que a nota auxiliar do trino exija uma mudança, pra representá-la é utilizado um sinal de variação pequena, juntamente com o sinal trino. Assim, o intervalo entre a nota principal e a cooperar dependerá da armadura, a menos que apareça indicado expressamente no sinal do trino que esse deva ser interpretado com uma alteração na nota colaborar. Trino direto: é aquele que começa e termina com a nota principal, salvo quando a nota seguinte seja de semelhante nome e de som. Este é o tipo mais comum hoje em dia.
Trino invertido: é aquele que começa com a análise favorecer superior e termina com a nota principal. Era o mais comum no Barroco e início do Classicismo. Trino com preparação: é aquele que vai precedido por um grupo de notas, entre as quais há uma que não é a nota principal ou colaborar, e termina com a nota principal. Ao interpretá-lo, tais notas devem ser incluídas dentro da quantidade do trino.
No Barroco a preparação indicava, a começar por uma linha curva anterior à linha ondulada. A preparação poderá ser ascendente ou descendente, o que se representa perante a forma da linha curva, ou com uma série de apoyaturas antes de a nota que tem a indicação de testemunhas de jeová.
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Trino ascendente: se a preparação consiste em duas notas que sobem por graus conjuntos, até a nota principal. Trino descendente: se a preparação consiste em duas notas que descem por graus conjuntos, até a nota principal. Trino com resolução: é aquele que termina com um grupo de notas, entre as quais há uma que não é a nota principal ou contribuir. Ao parelho que no caso anterior, estas notas acrescentam, dentro do número de fusas necessárias pra sua execução. No Barroco existia um único tipo de decisão resistente em que a última alternância não fosse entre a nota inicial e a superior, entretanto também entre a principal e a inferior.
deste modo, o conclusão do trino se assemelha a outro tipo de ornamento musical denominado grupeto. Nas partituras era representado por uma linha curva ao conclusão do sinal trino, sendo que, nesse caso indiferente a forma desta linha uma vez que só havia uma resolução possível. Também podia-se notar de um a outro lado de algumas apoyaturas depois da nota que tem a indicação de testemunhas de jeová.
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