Efta, O Plano B Do Independentismo 1

O independentismo manteve a todo o momento que a Europa ganhou com os braços abertos pra uma nova república catalã separada de Espanha. Mas depois que numerosos líderes europeus insistiesen em que essa alternativa não existia, o Govern começou a embaralhar outras possibilidades.

Sua possibilidade era a Efta, segundo se depreende de um relatório confidencial assunto do computador do ex-secretário de Fazenda Lluís Salvadó que teve acesso A Vanguarda. Além do mais, o estudo se propunha a começar conversas para entrar na Efta, já que, “estas negociações conseguem descomplicar o acesso à zona do Euro à posteriori”. “No que se alega à independência de circulação de bens e capitais, em todos os cenários é garantida por intermédio de um acordo com a Efta, adiciona o estudo.

” e mantém parcerias comerciais com países dos 5 continentes. Em um documento anexo, o autor revela que a Catalunha teria sido o irmão miserável dessa aliança com um PIB per capita de 28.181 euros contra os 114.514 de Liechtenstein ou 73.400 da Noruega.

O relatório, apesar de tua extensão de mais de setenta páginas, não entra em os obstáculos que poderia ter-se localizado uma hipotética república catalã na hora de entrar pela Efta. Mas teria havido em tal grau de tipo econômico, como jurídicos e políticos. Fazer porção da Efta não é grátis. Esta aliança paga mais de 800 milhões de euros por ano pelo vantagem de poder negociar com os países da União. O segundo inconveniente era de tipo jurídico, dado que para fechar estes acordos comerciais e econômicos, requer que a legislação recinto seja adaptada à europeia.

  • Kwesi Boakye – Gossamer
  • Igreja
  • o Que significa ‘compatível’
  • 20 respostas
  • Chuck Norris lhe deslocou um braço de Hulk
  • Boris Johnson compara a União Europeia, com o projeto de Hitler
  • #13 since1919

Isso implica amparar as políticas, no entanto sem ter ocasião de negociarlas uma vez que não faz quota do Parlamento Europeu. A terceira cola era política. A Efta, como a União Europeia, reserva-se o certo de admissão e pode rejeitar um candidato que chame à sua porta, como por exemplo, pra não indisponerse com os países europeus com os quais se quer comercializar. Isso significa que, pela prática, a Espanha conseguirá requisitar à Efta que vá pra entrada pra essa hipotética república catalã.

Verdadeiramente, nos últimos meses tem se debatido do possível ingresso do Reino Unido nesta aliança quando o Brexit, entretanto Noruega se opõe. A Efta (European Free Trade Association) foi fundada em 1960, como uma possibilidade pra Comunidade Europeia. Chegou a ter uma dezena de membros, entre os que se encontravam Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Noruega, Portugal, Suécia, Finlândia, Islândia,Liechtenstein e Suíça. Mas com o tempo, a maioria desses países passaram as fileiras da Comunidade.

Categories:

Comments are closed