Constituição E Funções Do Sangue 1

Chegou a hora de inaugurar a classe de Hematologia dentro do site. E que melhor que com uma entrada de introdução, que explique a composição e funções do sangue. Durante a entrada iremos investigando qualquer um dos componentes que constituem as frações de sangue. Vamos falar de valores de normalidade tomando como fonte os valores específicos que são capazes de diversificar de acordo com cada laboratório.

E, finalmente, veremos cada uma das funções específicas do sangue. Um Constituição e funções do sangue: o Que é o sangue? Constituição e funções do sangue: o Que é o sangue? O sangue é um tecido líquido vermelho que circula de lado a lado dos vasos sanguíneos do organismo.

, E o faz graças ao impulso exercido pelo coração. A grandes traços, e, sem entrar em maiores explicações anatômicas, o sangue circula através das artérias novamente foi expulsa pelos ventrículos esquerdo (artéria aorta) e correto (artéria pulmonar). E retorna ao coração, enchendo os átrios esquerdo (veia pulmonar) e direita (veia cava). Durante esse percurso sangue cumpre uma série de funções que veremos mais adiante.

, E o faz atravessando artérias, veias e capilares da circulação pulmonar e a circulação sistêmica e o sistema porta. Sem esquecer da circulação coronariana própria do coração. A quantidade de sangue, ou volémia, que circula pelo organismo é mutável e depende de cada pessoa. A volémia de uma pessoa de dois metros de altura e cem Kg de peso não será a mesma que a que tem uma pessoa de 1.50 metros de altura e 45 Kg de peso. Várias referências citam em porcentagem a quantidade de volémia de alguém adulta, definindo o 7% a 8% do peso corporal como valor. Outras se aventuram a doar números específicos de volume, ou intervalos de valores, estabelecendo em 5 a 6 litros de sangue, o volume de sangue normal.

Mulheres: 68 ml/kg, isto É, por cada Kg de peso há 68 ml de volume sanguíneo ou volémia. Homens: 77 ml/kg, isto É, por cada Kg de peso há setenta e sete ml de volume sanguíneo ou volémia. Pra evitar distinções de gênero, outras fontes estabelecem uma média de setenta ml/kg pra um adulto. O sangue é composto por duas frações: a fração forme e a fração líquida. Estas frações se põem de manifesto ao centrifugar uma amostra sangüínea anticoagulada.

A fração forme fica alojada no fundo do tubo e a fração líquida fica por cima. A fração forme é composta pelo pacote do mosquito e a camada leucoplaquetaria. Dentro desta fracção, expressa em percentagem, a parte idêntico ao pacote do mosquito igual ao valor do hematócrito.

Um hematócrito de 45% significa que o percentual do volume total de sangue, ou volémia total, é composto por células vermelhas do sangue. 55% restantes, um anão percentual corresponde à camada leucoplaquetaria e o resto da fração líquida. Os valores normais de hematócrito depender dos valores de referência instituídos em cada laboratório. A fração forme de sangue é composto, de forma específica, por hemácias, leucócitos e plaquetas.

  • Grato. Siga citando
  • 01 de dezembro de 2010 | 07:Quarenta e três
  • Teoria da cor e a tua intervenção nos processos de mudança de coloração
  • Ambos, o princípio e o fim optativos, estão acessíveis na versão de Blu-Ray

Esses elementos criares sanguíneos circulam suspensos no plasma. Bem como chamados de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. São células com maneira de disco bicóncavo em cujo citoplasma localiza-se a hemoglobina, responsável por tua cor vermelha característica. O hematie não contém o kernel e mitocôndrias.

Ao longo do modo de maturação foi perdendo todos esses componentes. No estado que lhe antecede, o reticulocito, ainda tem restos de RNA e mitocondrías capazes de sintetizar hemoglobina restante. Os sinais são produzidos e amadurecem na medula óssea.

Categories:

Tags:

Comments are closed