Pros profissionais qualificados, o destino preferido é a Espanha ou os Estados unidos, onde ficam superando os limites de vistos e de imediato pedem asilo na primeira vez — 18.155 somente no ano anterior. Contudo, pra vários, mais pobres, que escapam da inflação de 3 dígitos, as longas filas pra adquirir comida. Colômbia é o encerramento da viagem. Neste instante recebeu mais venezuelanos que qualquer outro povo.

Assim como se desenvolveu o drama, situado entre a tragédia e a comédia. A paisagem era mais naturalista, com um superior contato entre público e atores. As montagens costumavam ser mais conhecidos, atraindo um maior público, deixando o teatro de estar reservado para as classes altas. Ao se organizar espectáculos mais complexos, começou a ganhar destaque a figura do diretor de cena. Como dramaturgos, revelam-se Pietro Metastasio, Pierre de Marivaux, Pierre-Augustin de Beaumarchais e Voltaire. Em Portugal, Nicolás Fernández de Moratín, enquadra-se pela “comédia de salão” do século xviii, com base em Molière.

O rococó pela música corresponde a chamada “música galante”, que era bem mais tranquila que a do barroco, mais suave e simples, simpático, decorativa, destacando-se o sentimentalismo. Desapareceu o adoro pelo contraste e buscou-se a gradação sonora (crescendo, diminuendo). Pela chamada Faculdade de Mannheim se desenvolve a música sinfônica, com a primeira grande orquestra moderna (40 instrumentos), iniciativa do eleitor Carlos Teodoro da Baviera. Teu principal representante, Johann Stamitz, é considerado o primeiro diretor de orquestra.

entre os músicos da data, sobressaem-se os filhos de Bach: Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emanuel, Johann Christoph Friedrich Johann Christian —este último introdutor do piano na música sinfônica, inventado em 1711 por Bartolomeo Cristofori—. Na ópera, perto da culta aparece a “ópera bufa”, de ar cômico, destinada a um público mais popular, com influência da Commedia dell’arte (Niccolò Piccinni, Baldassare Galuppi). A dança continuou a construir-se sobretudo pela França, onde, em 1713, foi formada o colégio de Ballet da Ópera de Paris, a primeira academia de dança. Raoul-Auger Feuillet desenvolveu, em 1700, um sistema de notação de dança, para poder transcrever, por escrito, a pluralidade de passos de dança.

nessa data a dança começou a ultrapassar a poesia, a ópera e o teatro, conseguindo autonomia própria como arte, e formulando um vocabulário respectivo. Começaram a publicar obras musicais apenas para ballet, destacando-se Jean-Philippe Rameau —criador da ópera-balé—, e começaram a aparecer nomes de dançarinos em destaque, como Gaetano Vestris e Marie Camargo.

A grau popular, a dança e a moda foi a valsa, um compasso de¾, no tempo em que que, na Espanha, surgiu o flamengo. Basílica do Artista (Baviera). Fontana de Trevi (1732-1762), de Pietro Bracci e Filippo della Valle, Roma. A família de Carlos IV (1800), de Francisco de Goya do Museu do Prado (Madrid). Interior rococó do palácio de Gatchina, perto de São Petersburgo, na Rússia. A ascensão da burguesia após a Revolução francesa, favoreceu o ressurgimento das maneiras clássicas, mais puras e austeras, em contraposição aos exageros ornamentais do barroco e rococó, identificados com a aristocracia.

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A arquitetura neoclássica era mais racional, do ponto funcional e um correto ar utópico, como vemos em os postulados de Claude-Nicolas Ledoux e Étienne-Louis Boullée. Convém identificar 2 tipos de arquitetura neoclássica: a herança barroca, porém despojada de excessiva decoração pra diferenciar-se da arquitetura rococó; e a propriamente neoclássica, de linhas austeras e racionais, sóbria e funcional. À primeira pertencem obras como o Panteão de Paris, de Jacques-Germain Soufflot, ou a Ópera de Berlim, de Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff; bem como se enquadra nessa linha o neopalladianismo britânico e norte-americano.

A pintura manteve um selo austero e equilibrado, influenciado pela escultura greco-romana ou figuras como Rafael e Poussin. A grau literário, no fim do século XVIII houve uma volta à premissas classicistas, com a pretensão de estabelecer um tipo de literatura obrigatória, computadora, com uma apoio ética e intelectual. Muitos dos autores desta época estavam a cavalo entre o neoclassicismo e o prerromanticismo, destacando-se: Friedrich Gottlieb Klopstock, Christoph Martin Wieland, Henry Fielding, Laurence Sterne, etc. Em Portugal, se denotou a intervenção do classicismo francês e os preceitos acordados por Boileau, destacando-se José Cadalso, Juan Meléndez Valdés e Gaspar Melchor de Jovellanos, do mesmo modo os fabulistas Tomás de Iriarte e Félix Maria Samaniego.

O teatro neoclássico teve poucas variações em ligação ao criado ao longo do século XVIII, sendo sua principal característica a inspiração em modelos clássicos greco-romanos, identidade esta corrente. Demonstram-se: Vittorio Alfieri, Richard Brinsley Sheridan e Apesar de Ephraim Lessing e, em Portugal, Leandro Fernández de Moratín e Vicente Garcia da Horta. XVIII e princípios do XIX, a conclusão das formas instrumentais, consolidadas com a definitiva estruturação da orquestra moderna. O romantismo manifestou-se o equilíbrio e a tranquilidade da composição, a busca da beldade formal, da perfeição, em formas harmoniosas e inspiradoras de altos valores.

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