"A Warner To Revive DOA Midway Titles? 1

Joust é um jogo de arcade fabricado pela Williams Electronics e lançado em 1982. Se bem que não é o primeiro jogo que expõe jogos em modo cooperativo pra 2 jogadores, o Torneio teve mais sucesso que seus antecessores e popularizou o conceito. O jogador usa um botão e um joystick para controlar um cavaleiro que monta um avestruz voador. O objetivo é progredir de um a outro lado dos níveis derrotando grupos de cavaleiros adversários que montam abutres.

John Newcomer liderou a equipe de desenvolvimento, que incluiu a Bill Pfutzenreuter, Janice Woldenberg-Miller (velho apelido: Hendricks), Python breno pereira, Tim Murphy e John Kotlarik. Newcomer propôs-se fazer um jogo voador, com um jogo cooperativo pra 2 jogadores, mas queria impedir um tópico espacial, que era popular na época.

O jogo foi bem recebido nas salas de jogo e pelos críticos, que elogiaram a jogabilidade, cuja mecânica influenciou os títulos de outros desenvolvedores. A Joust seguiu-se uma sequência de 4 anos depois, e foi transferida para inúmeras plataformas domésticas e portáteis. O jogador controla um cavaleiro amarelo que monta um avestruz ou cegonha voando, a começar por uma concepção em terceira pessoa. Os jogadores navegam o cavaleiro pra colidir com os adversários. Se a lança de combates do personagem é mais alta do que a do adversário, o vilão é derrotado e vice-versa.

Uma colisão de semelhante altitude faz com que os dois cavaleiros saltam entre si. Um inimigo derrotado você se tornará um ovo que cai pra quota inferior da tela, que um jogador pode acumular pra adquirir pontos. Um ovo que se senta em uma plataforma o tempo bastante pra se transformar em um novo cavaleiro; se o jogador não o pega, você vai receber uma nova montagem e precisa ser derrotado de novo.

O objetivo é derrotar os grupos de cavaleiros adversários que montam abutres que povoam cada grau, o que é denominado como uma “onda”. Ao completar uma onda, começa uma onda de trás mais desafiador. O jogo mostra 3 tipos de cavaleiros inimigos, Bounder, Hunter e Shadow Lord, que valem de diferentes quantidades de pontos. Há outro oponente indestrutível, o Lava Troll, que normalmente nunca se vê, porém pelo fogo.

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Um segundo jogador, que controla um cavaleiro azul numa cegonha, podes agrupar-se ao jogo. Os 2 jogadores conseguem completar as ondas de forma cooperativa ou atacar entre si, enquanto derrotam os oponentes de forma competitiva (de forma especial durante as Ondas de Gladiador especiais que oferecem um bónus competitiva única).

Joust foi desenvolvido na Williams Electronics, com John Newcomer como desenhador principal. O programador Bill Pfutzenrueter e os artistas Janice Woldenberg-Miller e Python breno pereira ajudaram. Tim Murphy e John Kotlarik controlaram o projeto de áudio. O jogo oferece um som monofónico amplificado e gráficos de bitmap em um monitor CRT na cor de dezenove polegadas. Ao parecido que outros jogos de arcade de Williams, Joust foi programado em linguagem assembly. Um pacote de 3 baterias AA apresenta energia para salvar a configuração do jogo e as pontuações mais altas no momento em que a máquina está desconectada de uma tomada de corrente. A obra de arte do armário, de breno pereira, está impressa em um quadro de madeira. Depois do sucesso do título Defender de 1981, Williams procurou um novo pessoal criativo.

Por crer que os jogos são o futuro do entretenimento, Newcomer deixou seu trabalho como designer de brinquedos pra trabalhar na corporação que o contratou pra desenvolver ideias de jogos como suporte pro pessoal de desenvolvimento. Depois de alguns dias, gerou uma tabela de ideias que incluíam ideias de jogos para The War of the Worlds e Joust, as duas melhores opções de Newcomer.

As especificações técnicas definidas a seleção; a visão de The War of the Worlds de Newcomer não era possível, porém Joust poderia ser alcançado com o hardware disponível de Williams. Formou-Se uma equipe de desenvolvimento, que decidiu elaborar o jogo, usando o hardware de Defender.

Newcomer idealizou a Joust como um “jogo voador”, com um jogo cooperativo para 2 jogadores; contudo, não queria imitar o popular assunto espacial dos jogos anteriores de vôo bem-sucedidos como Asteroids e Defender. Com esse encerramento, Newcomer fez uma tabela de coisas que poderiam voar: máquinas, animais e protagonistas de ficção. Após avaliar o positivo e o negativo de cada idéia, escolheu as aves, acreditando que teriam um amplo atrativo.

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